Professor Wanderson Reis

Tecnologia e Desenvolvimento Profissional

Gerenciando mensagens com grandes anexos no GMail

Quando a Google lançou o GMail a quase 12 anos atrás (01/04/2004), a oferta do serviço parecia somente uma brincadeira de 1º de Abril. Um webmail com espaço de armazenamento de 1GB, que ainda se expandia com o tempo era inacreditável, enquanto os já populares Yahoo! Mail e Hotmail, ofereciam apenas 4 MB e 2 MB, respectivamente.

A propaganda do Google era que ninguém mais precisaria ficar gerenciando o espaço de armazenamento, e não seria necessário excluir nenhuma mensagem. Mas de lá para cá muita coisa mudou, e de fato, pelo menos por enquanto o espaço não é ilimitado. Neste caso os usuários mais antigos (dezenas ou centenas de milhares de mensagens depois) e os que recebem muitas mensagens com anexos grandes, tem quase todo o espaço consumido dentro de um certo tempo. 

 

Conta GMail nova com 15GB livres

 

Atualmente tenho uma conta com a 15GB de espaço, mas que já ocupou mais de 95% do armazenamento. A solução mais fácil seria contratar o serviço pago de armazenamento. Considerando-se que 100GB por US$ 1.99 por mês é um bom preço, e que este espaço extra também é compartilhado com o Google Drive.

Mas a melhor alternativa para a maioria dos usuários será dar fim àquelas mensagens muito antigas e com anexos muito grandes. Para encontrar as mensagens que devoram o seu espaço basta usar o recurso de pesquisa do próprio GMail. Digite na caixa de pesquisa:

size:5MB

Clique no botão de pesquisar ou pressione o "Enter", pronto! Todas as suas mensagens maiores que 5MB serão exibidas. Daí é verificar o que pode ser eliminado.

Para aqueles que não desejam perder muito tempo pesquisando e verificando, eu recomendo o uso do serviço FindBigMail [1]. O FindBigMail é um serviço grátis que se conecta à sua conta do GMail (você precisa autorizá-lo), pesquisa e classifica suas mensagens pelo tamanho. Ao final do processo você terá em sua conta três novos marcadores:

FindBigMail > 5mb

FindBigMail > 10mb

FindBigMail Top 20

Em cada um dos marcadores você encontrará as mensagens com anexos maiores que o indicado, e no Top 20, as 20 mensagens que ocupam o maior espaço. Assim fica mais fácil revelar as mensagens maiores e eliminá-las mais rapidademente.

E você como gerencia as mensagens que consomem o espaço da sua caixa e-mails? Compartilhe suas dicas nos comentários.

 

[1] - https://www.findbigmail.com/

 

Disqus comments